Skip to main content
São Paulo SP | Sandler Training
 

Este website utiliza cookies para oferecer à você uma melhor experiência de navegação no seu browser.
Saiba mais clicando aqui

A pandemia de COVID-19 acelerou algo que estava lentamente acontecendo em algumas empresas. O trabalho à distância se tornou uma realidade para muitas pessoas: tanto aquelas já familiarizadas com a abordagem, quanto para outras que nunca haviam trabalhado remotamente.

A comunicação mudou. Reuniões, eventos e praticamente todos os alinhamentos passaram a ser por serviços de videoconferência. O tet-a-tet entre corredores e salas, tão importante para a relação interpessoal da equipe, deixou de acontecer. Novas formas de sociabilidade começaram a surgir. E como engajar e trazer resultados para seus times e lideranças comerciais, agora, nesse formato?

Nós sabemos que é um desafio – mas também sabemos que ele é possível!

Uma das formas mais contundentes e que mais se destaca entre as dicas de como engajar a sua equipe é o desenvolvimento do diálogo. E como melhorar essa habilidade entre líderes e time?

Leia abaixo!

Transparência

Um gestor que consegue ser transparente com seus colaboradores, não só incentiva um ambiente em que impera a sinceridade, como também influencia a equipe a ser mais participativa e compartilhar apontamentos e perspectivas. Como fazer isso?

  • Dar feedbacks constantes;
  • Garantir que toda a equipe tenha visão do todo, compartilhando os objetivos de negócio e as estratégias da empresa;
  • Incentivar o diálogo e a exposição de ideias em reuniões;

Empatia

Líderes empáticos transformam o ambiente. A hibridização do trabalho evidenciou o óbvio: as pessoas que trabalham conosco são diferentes umas das outras e reconhecer e respeitar essas diversidades não só gera um sentimento de pertencimento, como também agrega ao líder a confiança necessária a ele para que a equipe se sinta engajada e motivada para produzir com qualidade.

Valorização da individualidade de cada um

Ter maleabilidade com as condições práticas de cada equipe é, de certa forma, compreender as dificuldades de cada colaborador. Quando a liderança se dispõe a entender esse fator, o engajamento tende a aumentar. Isso ocorre porque a pessoa se sente compreendida.

No momento em que isso acontece, o ambiente fica mais harmonioso pois a empatia foi utilizada como uma ferramenta que valoriza e prioriza o crescimento da pessoa e, consequentemente, da equipe.

Deixar claras as expectativas da empresa

Contratar um colaborador é por expectativas nele e sobre ele. Deixar claro quais são as funções, os objetivos da empresa para a contratação e as expectativas de crescimento dentro dela, é um compromisso que contratante e contratado fazem ao assinar documentos. Essa relação fica mais fácil se houver transparência na comunicação, empatia entre as pessoas, confiança com e pelo líder e coerência na equipe.

  • Ambientes de trabalho harmônicos em que há diálogo entre líder e equipe, estimulam a autonomia do colaborador e consequentemente o engajamento de todo time.
  • Autonomia é uma somatória de valores e princípios (alguns destacados neste artigo) que priorizam e dão o espaço para que o colaborador cresça dentro da empresa.
  • Esse movimento é intermediado pela boa gestão do líder que estimula o crescimento e engajamento de seus funcionários. Algumas gestões chamam isso de facilidade, nós aqui da Sandler entendemos que para evidenciar bons colaboradores precisamos gerir de forma humanizada e estimulante nossas equipes.

Gameficar as conquistas!

O trabalho remoto trouxe à tona adversidades, e também mostrou formas lúdicas de lidar com a valorização das equipes e dos funcionários mesmo à distância.

Premiar conquistas não é algo novo, mas transformar o ambiente de trabalho em um jogo, em que as relações interpessoais são intermediadas por pontuação, quadro de liderança, troféu e prêmios, é uma maneira interessante de aproximar pessoas no modelo híbrido de trabalho. Essa estratégia incentiva o engajamento entre as equipes e a resolução de problemas práticos do cotidiano de cada time.

  • Estimula a dedicação para encontrar mais resultados
  • Dá mais motivação e gera menos frustração
  • Aumenta o sentimento de pertencimento na equipe
  • Passa sensação de reconhecimento entre os colaboradores e líderes

Além de ser uma forma divertida e inteligente de se comunicar no trabalho remoto. Gamificar o trabalho dessa forma é possível se a gestão do líder se apoiar nos pilares que destacamos logo no começo do artigo.

Uma liderança que é transparente com seus colaboradores, que consegue ser cada vez mais coerente e empática, com certeza é a influência que funcionários precisam para se sentirem acolhidos e mais engajados.

Quem entende isso é capaz de aprender e tentar solucionar adversidades que aparecem durante o trabalho. Essa é uma característica muito rica e sábia de empresas que procuram resultados e conquistas no modelo híbrido.

Investir no diálogo utilizando as técnicas aqui explicadas é uma das chaves para engajar equipes de venda, mesmo no trabalho remoto ou híbrido!

Tags: 
Compartilhe este artigo: