Skip to main content
São Paulo SP | Sandler Training
 

Este website utiliza cookies para oferecer à você uma melhor experiência de navegação no seu browser.

Saiba mais clicando aqui

Que tipo de líder de vendas você é? Está sempre pegando no pé da sua equipe, tentando administrar tudo o que eles fazem? Solicita relatórios de funil de vendas, atualizações sobre oportunidades, previsões de vendas futuras… Enfim, qualquer coisa que permita que você fique de olho neles? Ou quem sabe você é do tipo que dá liberdade e nunca interfere? Diz que está preocupado com o resultado final e pouco se importa com a maneira pela qual seus vendedores chegam até lá?

Se você se encaixa em um desses extremos, é melhor repensar suas estratégias. Porque nenhuma dessas atitudes é eficaz para uma gestão competente. Querer demais ou querer muito pouco sempre acaba criando problemas que interferem com uma boa produtividade. Impedindo, portanto, que a equipe tenha bons resultados. O melhor é sempre encontrar um equilíbrio. Não faltam exemplos na vida ou na arte para nos mostrar que posições radicais nunca dão certo. Não concorda?

Um líder de vendas de sucesso é aquele que encontra um meio termo. E, neste blog, iremos te mostrar como alcançar isso em 4 passos!

Estratégia equilibrada para líderes de vendas dividia em 4 passos

1. Permita que a equipe tenha consciência sobre seu papel

Antes de mais nada, é necessário mostrar aos membros da sua equipe os objetivos do departamento de vendas como um todo. Ou seja, objetivos maiores com os quais eles contribuem por meio de suas tarefas. Caso contrário, tudo que fizerem parecerá sem importância real. E não podemos responsabilizá-los por possíveis fracassos se não sabem para o que estão trabalhando, o que se espera delas e o prazo que possuem para alcançar essa meta.

2. Estabeleça metas individuais e pessoais

Só depois de o quadro geral ser apresentado é que podemos pensar em metas individuais. E elas são extremamente importantes! Sendo assim, seu próximo passo como líder de vendas é ajudar seus vendedores a transformar metas maiores em metas individuais.

Essas metas menores precisam ser específicas, com objetivos claramente definidos e prazos estabelecidos. Assim, são passíveis de ser mensuradas. Com isso, é possível acompanhar o progresso de cada um dos membros da sua equipe.

Outro ponto essencial é motivar os vendedores conectando esse objetivo a algo pessoal e significativo. Em outras palavras: deixe o coach que há dentro de você ganhar vida!

3. Defina prioridades

Em seguida, os líderes de vendas precisam pensar nas metas estabelecidas em graus de prioridade. Analise, organize e então priorize. Metas de alto valor devem ser colocadas no topo da lista. Ou seja, aquelas que estão vinculadas diretamente às iniciativas corporativas. Afinal, elas precisam ser alcançadas para que metas de valor menor possam ser realizadas.

4. Crie um plano de ação com sua equipe

O próximo passo é unir-se aos membros da sua equipe para criarem, juntos, planos de ação individuais para alcançar as metas estabelecidas. Não poupe detalhes. Eles são fundamentais: inclua etapas específicas, as quais devem ser colocadas em andamento em uma ordem específica, dentro de um período de tempo específico e tendo em mente, claro, resultados mensuráveis específicos.

A importância de planos individuais bem definidos

Todos esses passos são essenciais para que você seja um líder de vendas com uma estratégia equilibrada e eficiente. Mas, de todos eles, o quarto passo é a engrenagem que faz a máquina de fato funcionar! É graças a um plano de ação bem detalhado que os seus vendedores saberão exatamente o que fazer e como se autoavaliarem. E, mais do que isso, fica fácil perceber se alguém se desviou da rota e precisa corrigir o que está fazendo.

Além disso, a colaboração com os funcionários para criar o plano faz com que haja um comprometimento maior. Afinal, os vendedores não discordam ou duvidam dos próprios dados. Assim é bem mais simples responsabilizá-los por ações e resultados individuais.

No fim, você vai perceber que não há necessidade nenhuma de acompanhar cada passo que cada vendedor toma. E muito menos se ver obrigado a esperar pelo resultado final para determinar o que eles fizeram. Um plano bem detalhado permite que você se situe bem como um líder de vendas, de modo a saber exatamente o progresso de cada um. Caso alguém esteja ficando para trás, não será um problema fornecer a assistência necessária.

Mas atenção, lá vão algumas dicas de ouro: certifique-se de ser flexível, comunicar-se bem com sua equipe e escolher uma abordagem que melhor se encaixa a ela. Outro ponto que não pode ser negligenciado é a maneira como você lida com o plano pensado pelos vendedores. Gerencie-o com cuidado e forneça treinamento e coaching para ajudá-los a atingir as metas. Afinal, nunca podemos parar de nos aperfeiçoar e buscar as melhores estratégias!

Fale com a gente! 

 

Tags: 
Compartilhe este artigo: