Skip to main content
São Paulo SP | Sandler Training
 

Este website utiliza cookies para oferecer à você uma melhor experiência de navegação no seu browser.
Saiba mais clicando aqui

Se você é o proprietário/presidente de uma pequena empresa, temos algumas perguntas importantes para você.

  1. Qual é a sua visão para a sua vida pessoal?
  2. Que tipo de líder você  deseja ser?
  3. Qual é a sua visão para a sua empresa?
  4. Qual é a sua missão?
  5. Como a missão da empresa está ligada à sua missão pessoal?
  6. Por que você se levanta todas as manhãs?
  7. Se você tem funcionários, por que eles vêm trabalhar todos os dias?
  8. Qual é o propósito da sua organização?

Estas são grandes perguntas que precisam ser feitas e respondidas - e elas não foram criadas apenas para grandes empresas.

A crença comum de que definir uma visão é algo que apenas grandes empresas fazem é um grande equívoco, enraizado na suposição de que metas e sonhos pessoais não estão ligados às metas da empresa e que não são tão importantes para empresas menores quanto são para as maiores. Isso definitivamente não é verdade. Uma empresa de qualquer tamanho sem uma missão ou visão está em desvantagem competitiva.

Quando Alice em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, perguntou ao Gato de Cheshire: “Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?” o Gato respondeu: “Depende muito de onde você quer chegar.” Alice informa o Gato que não se preocupa muito com o seu destino, momento em que o Gato ressalta que, nesse caso, “Não faz diferença por qual caminho você vá”. Alice, então, insiste que apenas quis dizer que não importava para onde ela fosse, desde que ela acabasse “em algum lugar”. O Gato garante à Alice que, com certeza, ela chegará a “algum lugar” se andar o suficiente.

É uma conversa absurda, mas também é uma parábola poderosa para empresários. Caminhar sem rumo pelo seu próprio País das Maravilhas na esperança de acabar “em algum lugar” é uma receita para o esgotamento e uma maneira segura de acabar com a sua paixão pelo negócio. É também uma viagem pouco agradável para os seus companheiros.

Como proprietário de uma empresa, você tem o privilégio de escolher a sua direção. Você também pode escolher quem o acompanhará na viagem, se assim desejar. Se você sonha em ser um profissional independente, com um número razoável de clientes e um “negócio de estilo de vida”, tudo bem. Se o seu sonho é construir uma corporação multimilionária, ou até uma corporação multibilionária, tudo bem, também. Basta ser claro sobre o que você quer. Assuma o controle dos seus sonhos!

Estas são, potencialmente, ótimas escolhas, desde que tenham um impacto emocionalmente poderoso em você e desde que se conectem ao o que o autor e palestrante Simon Sinek chama de seu “grande PORQUÊ”- um propósito ou vocação que o inspira o suficiente para mudar o seu mundo – e o mundo ao seu redor - para melhor.

Seja o seu negócio apenas você, você e mais alguns, ou você e uma enorme equipe, os seus objetivos e sonhos importam. Você é quem irá escolher suas metas e sonhos e você é quem tem o direito de dizer por que está escolhendo mover-se nessa direção. Estabelecer uma clara visão de negócio garante que você avance com um propósito.

 

*Artigo originalmente escrito por David Hiatt e Susan Sykes

Tags: 
Compartilhe este artigo: